quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - MAPAS CONCEITUAIS


Amanda Alexandrino Carvalho

         Quando falamos em aprendizagem significativa, pensamos em alunos silenciosos prestando total atenção no professor para recepção do conhecimento, sem levar em consideração os processos cognitivos que essa aprendizagem exige e atitudes que envolvem tanto o aluno quanto o professor. Em muitas expressões e colocações sobre o processo ensino-aprendizagem, tem se falado que o objetivo desse processo é levar o aluno a aprendizagem significativa, no entanto, não se tem atentado para o que de fato é a aprendizagem significativa. Aprendizagem significativa não é apenas um termo ou tipo de aprendizagem, Aprendizagem significativa é uma teoria. Essa teoria tem um olhar complexo e detalhado de todos os processos cognitivos da aprendizagem de um indivíduo.
            Para conseguirmos traçar uma linha de pensamento sobre essa teoria precisamos entender como ela se constitui e o que propõem. A teoria da Aprendizagem significativa foi desenvolvida por David Ausubel, que apresentou suas primeiras publicações em 1963, Ausubel propôs que a aprendizagem é um processo cognitivo complexo, Pelizzari (2002), nos diz que:
A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz”.
O conceito básico da teoria de Ausubel é o de aprendizagem significativa. A aprendizagem é dita significativa quando uma nova informação (conceito, ideia, proposição) adquire significados para o aprendiz através de uma espécie de ancoragem em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo, isto é, em conceitos, ideias, proposições já existentes em sua estrutura de conhecimentos (ou de significados) com determinado grau de clareza, estabilidade e diferenciação, Moreira (2012).
Moreira (2012) diz que: “A estrutura cognitiva está constantemente se reestruturando durante a aprendizagem significativa. O processo é dinâmico; o conhecimento vai sendo construído”.

Segundo Moreira (et al, 1997), “Para Ausubel (1963, p. 58), a aprendizagem significativa é o mecanismo humano, por excelência, para adquirir e armazenar a vasta quantidade de idéias e informações representadas em qualquer campo de conhecimento”.
Em outras palavras na aprendizagem significativa há uma interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam. Com a contribuição de Joseph Novak o formulador dos mapas conceituais, a teoria da aprendizagem significativa modificou o foco do ensino, do modelo estímulo→ resposta→ reforço positivo, para o modelo aprendizagem significativa→ mudança conceptual→ construtivismo. Mapa conceitual foi originalmente baseado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Moreira (2012) nos diz que: De um modo geral, mapas conceituais, ou mapas de conceitos, são apenas diagramas indicando relações entre conceitos, ou entre palavras que usamos para representar conceitos”.
            Como instrumento de avaliação da aprendizagem, mapas conceituais podem ser usados para se obter uma visualização da organização conceitual que o aprendiz atribui a um dado conhecimento. Segundo Almeida (2008), “A técnica do mapeamento conceitual foi criada por Novak como uma forma de aplicação da teoria de aprendizagem de David Ausubel. De acordo com essa teoria, o fator mais importante que enuncia a aprendizagem e aquilo que o aluno já sabe, ou seja, informações, conceitos, proposições já aprendidos de forma significativa. A aprendizagem significativa deve ser o objetivo de todo o ensino e ocorre quando uma nova informação se relaciona de forma não-arbitraria e não-literal, a conhecimentos específicos existentes na estrutura cognitiva de quem aprende, que possam servir, portanto, de ancoradouro as novas informações.
              Trata-se basicamente de uma técnica não tradicional de avaliação que busca informações sobre os significados e relações significativas entre conceitos-chave da matéria de ensino segundo o ponto de vista do aluno, Moreira (2012). Diante desta discussão entendemos que Aprendizagem significativa vai muito além da simples aquisição de conhecimento, pois segundo a teoria de Ausubel a aprendizagem significativa exige diversos processos cognitivos, que compõe o processo ensino-aprendizagem.

Bibliografia
MOREIRA, Marco Antonio, MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 2012.  acessado em <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf >  

MOREIRA, Marco Antonio, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM CONCEITO SUBJACENTE, 1997. Acessado em <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf
 PELIZZARE, Adriana, et al. TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SEGUNDO AUSUBEL, Revista PEC, Curitiba, v.2. 2002.
ALMEIDA, Voltaire et al. MAPAS CONCEITUAIS NO AUXILIO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS DA OPTICA FISICA, Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 30, n. 4. 2008 acessado em < http://www.scielo.br/pdf/rbef/v30n4/v30n4a09.pdf>



 Acadêmica do curso de licenciatura em Biologia e bolsista do programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal do Tocantins UFT.

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