Amanda Alexandrino Carvalho
Quando
falamos em aprendizagem significativa, pensamos em alunos silenciosos prestando
total atenção no professor para recepção do conhecimento, sem levar em
consideração os processos cognitivos que essa aprendizagem exige e atitudes que
envolvem tanto o aluno quanto o professor. Em muitas expressões e colocações
sobre o processo ensino-aprendizagem, tem se falado que o objetivo desse
processo é levar o aluno a aprendizagem significativa, no entanto, não se tem
atentado para o que de fato é a aprendizagem significativa. Aprendizagem
significativa não é apenas um termo ou tipo de aprendizagem, Aprendizagem
significativa é uma teoria. Essa teoria tem um olhar complexo e detalhado de
todos os processos cognitivos da aprendizagem de um indivíduo.
Para
conseguirmos traçar uma linha de pensamento sobre essa teoria precisamos
entender como ela se constitui e o que propõem. A teoria da Aprendizagem
significativa foi desenvolvida por David Ausubel, que apresentou suas primeiras
publicações em 1963, Ausubel propôs que a aprendizagem é um processo cognitivo
complexo, Pelizzari (2002), nos diz que:
“A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe
que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam
construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que
permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim,
uma aprendizagem prazerosa e eficaz”.
O conceito básico da teoria de Ausubel é o de
aprendizagem significativa. A aprendizagem é dita significativa quando uma nova
informação (conceito, ideia, proposição) adquire significados para o aprendiz
através de uma espécie de ancoragem em aspectos relevantes da estrutura
cognitiva preexistente do indivíduo, isto é, em conceitos, ideias, proposições
já existentes em sua estrutura de conhecimentos (ou de significados) com
determinado grau de clareza, estabilidade e diferenciação, Moreira (2012).
Moreira
(2012) diz que: “A estrutura cognitiva
está constantemente se reestruturando durante a aprendizagem significativa. O
processo é dinâmico; o conhecimento vai sendo construído”.
Segundo
Moreira (et al, 1997), “Para Ausubel
(1963, p. 58), a aprendizagem significativa é o mecanismo humano, por
excelência, para adquirir e armazenar a vasta quantidade de idéias e
informações representadas em qualquer campo de conhecimento”.
Em outras palavras na aprendizagem significativa há uma
interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se
modificam. Com
a contribuição de Joseph Novak o formulador dos mapas conceituais, a teoria da
aprendizagem significativa modificou o foco do ensino, do modelo estímulo→
resposta→ reforço positivo, para o modelo aprendizagem significativa→ mudança
conceptual→ construtivismo. Mapa conceitual foi originalmente baseado na teoria
da aprendizagem significativa de Ausubel. Moreira (2012) nos diz que: “De um modo geral, mapas conceituais, ou
mapas de conceitos, são apenas diagramas indicando relações entre conceitos, ou
entre palavras que usamos para representar conceitos”.
Como
instrumento de avaliação da aprendizagem, mapas conceituais podem ser usados
para se obter uma visualização da organização conceitual que o aprendiz atribui
a um dado conhecimento. Segundo Almeida (2008), “A técnica do mapeamento conceitual foi criada por Novak como uma forma
de aplicação da teoria de aprendizagem de David Ausubel. De acordo com essa
teoria, o fator mais importante que enuncia a aprendizagem e aquilo que o aluno
já sabe, ou seja, informações, conceitos, proposições já aprendidos de forma
significativa. A aprendizagem significativa deve ser o objetivo de todo o
ensino e ocorre quando uma nova informação se relaciona de forma não-arbitraria
e não-literal, a conhecimentos específicos existentes na estrutura cognitiva de
quem aprende, que possam servir, portanto, de ancoradouro as novas informações.”
Trata-se
basicamente de uma técnica não tradicional de avaliação que busca informações
sobre os significados e relações significativas entre conceitos-chave da
matéria de ensino segundo o ponto de vista do aluno, Moreira (2012). Diante
desta discussão entendemos que Aprendizagem significativa vai muito além da
simples aquisição de conhecimento, pois segundo a teoria de Ausubel a
aprendizagem significativa exige diversos processos cognitivos, que compõe o
processo ensino-aprendizagem.
Bibliografia
MOREIRA,
Marco Antonio, MAPAS CONCEITUAIS
E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 2012. acessado em <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf
>
MOREIRA,
Marco Antonio, APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA: UM CONCEITO SUBJACENTE, 1997. Acessado em <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf
PELIZZARE,
Adriana, et al. TEORIA DA
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SEGUNDO AUSUBEL, Revista PEC, Curitiba, v.2. 2002.
ALMEIDA, Voltaire
et al. MAPAS CONCEITUAIS NO AUXILIO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS
DA OPTICA FISICA, Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v.
30, n. 4. 2008 acessado em < http://www.scielo.br/pdf/rbef/v30n4/v30n4a09.pdf>
Acadêmica do curso de licenciatura em Biologia e bolsista do programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal do Tocantins UFT.
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